Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
NameAurora Pereira Barbosa , 6011
Nasc Date25/2/1902
Nasc PlaceSão Paulo, SP
Morte Date18/10/1960 Age: 58
Morte PlaceSão Paulo, SP
Sepult. PlaceCem. da Lapa, SP
OcupaçãoDo lar
FormaçãoMédia
FatherJoaquim Bernardes de Oliveira , 6024 (1865-1917)
Notas
Fez parte de uma das primeiras turmas de ginásio do Colégio Mackenzie.

O texto (resumido) abaixo foi publicado no Expositor Cristão em 15/12/1960.
Na tarde do dia 18 de outubro (1960), tocaram os sinos da chamada para a outra vida. Aurora ouviu o toque e entendeu a voz d'Aquele que realmente é a vida e a convidava para descansar de seus trabalhos, de seus sofrimentos, de seu labor terreno. Aurora, após mais de um ano de pertinaz sofrimento, parte em Curitiba e oito meses no hospital Samaritano em São Paulo, descansou realmente no Senhor.
[...] Seus filhos tudo fizeram para vê-la restabelecida, porque a amaram e amando continuam ainda numa saudade infinita. Raquel e Célia, na verdadeira expressão da palavra, moraram por alguns meses no Hospital Samaritano. Amós Jr., o chefe da casa, pois seu pai falecera há alguns anos, cuidava de tudo e tudo providenciava para que o tratamento fosse em tempo certo, ao mesmo tempo que arcava com a responsabilidade da casa., no afã da manutenção. Também os outros filhos tudo fizeram para o bem da querida mãe. Entretanto, a sua hora havia chegado, pois Deus a chamara para a outra vida. Aurora era filha de Joaquim Bernardes de Oliveira e de Aurora Ribeiro de Oliveira... Cantou em tempos idos no côro do Rev Matatias dos Santos. Muito cooperou na Igreja Unida de São Paulo e também auxiliou na fundação dos trabalhos na Igreja Batista do Brás, da Rua Maria Marcolina. Fez sua pública profissão de fé na Igreja Presbiteriana, em São Paulo Casada com Amós Pereira Barbosa, também já falecido, filiou-se à Igreja Metodista do Brasil, à qual serviu com amor e zelo cristão. Seu maior prazer era cantar contralto nos coros das igrejas por onde passou.... Outro grande prazer de sua vida era o trabalhar nas festas da Sociedade de Senhoras. Muito trabalhou na Igreja da Luz, do atual pastor Isnard Rocha Entre outros trabalhos de sua vida, contam-se sua colaboração no Jardim da Infância da Mooca e seus préstimos na Missão Nipo-Brasileira.... Quando de seu passamento pertencia à Igreja da Luz - São Paulo. Dirigiu os trabalhos do ofício fúnebre em casa e no cemitério da Lapa o seu pastor Rev Isnard Rocha. Falaram em casa, trazendo palavras de conforto aos que ficaram, parentes de Aurora, o Bispo Salomão Barbosa Ferraz, seu primo e Rev Silas Pereira Barbosa, seu sobrinho. Orou ainda no lar o Professor Flamínio Fávero, grande amigo da família. Ela era de uma família de pastores, pois alguns deles estão na Igreja Presbiteriana Independente e outros na Igreja Metodista. São Paulo, 15 de dezembro de 1960 — Rev Silas Pereira Barbosa.
Spouses
Nasc Date7/12/1897
Nasc PlaceJaú, SP
Morte Date9/4/1957 Age: 59
Morte PlaceSão Paulo, SP
Sepult. PlaceCem. da Lapa, SP
OcupaçãoTipógrafo
FormaçãoMédia
FatherIsrael Costa Barbosa , 6319 (1852-1899)
MotherLúcia Cândida Pereira de Magalhães , 4921 (1861-1931)
Notas
Trabalhou na imprensa metodista (Av. Liberdade - SP) fazendo as partituras dos hinários. Morou em Avaré até os 20 anos quando mudou-se para São Paulo. Era presbiteriano da Igreja da Rua Helvetia (cidade de SP). Ao se casar, foi morar na Rua Maestro Cardim, que distava muito da igreja anterior e passou a freqüentar a Igreja Metodista do Brasil (Central). Tornou-se o "mais metodista dos metodistas". Lá exerceu vários cargos. Fundou escolas dominicais (rol do berço) e formou corais. Com seu falecimento - óbito atestado pelo Reverendo e primo Seth Ferraz - o coral da Igreja Metodista Central adotou seu nome como homenagem. Trabalhou por 47 anos na Imprensa Metodista do Brasil editando hinários. Foi compositor e autor (música e letra) de: Avante Metodistas (publicada no Expositor Cristão de 25/08/1955); Oração Eficaz, O Dia das Mães, A Velha História (para Natal) e harmonizou "OH! Vem Pecador" de Otoniel de Souza.

O texto (resumido) abaixo foi publicado no Expositor Cristão (27/06/1957), p. 15.
“Em notícia muito breve publicada em abril, falamos sobre o passamento deste irmão. Sua morte ocorreu repentinamente, em sua casa, às 23h do dia 9 de abril. A notícia correu constrangedora aqui pela oficina da Imprensa onde o Sr. Amós contava bom grupo de amigos. O seu sepultamento foi realizado no dia 10 de abril...
O Sr. Amós exercia a profissão de tipógrafo, e tinha uma especialidade — trabalhava com tipos de música. Vários livros de música sacra que circulam pelas nossas igrejas foram compostos por ele, inclusive o Hinário Evangélico. Estava ele trabalhando na composição de páginas para este Hinário, em sua nova edição ampliada, no dia em que a morte o ceifou.
... Era vice-presidente da Soc. Met. de Homens, ecônomo e prestava excelente cooperação ao côro, que após sua morte passou a denominar-se “Côro Amós Pereira Barbosa”...
Gostava muito de música o irmão Amós, não só de cantar no côro, mas de fazer os seus arranjos e composições. Creio que ele está fazendo parte de um côro muito mais excelente.
Eu apreciava o Sr. Amós, não apenas como empregado aqui na Imprensa, mas como bom amigo também. Muitas vezes tenho me aproximado do local onde ele trabalhava e sinto a sua falta. Louvado seja o Senhor que no-lo deu e para si o levou. Deus envie suas consolações à Exma. Família e a quantos com ela choraram”. — Luis A. Caruso.
Cas Date13/11/1924
Cas PlaceSão Paulo, SP
Family ID3844
ChildrenEunice Pereira , 6026
 Amós Pereira , 6027 (1927-2009)
 Célia Pereira , 6028 (1931-)
 Daniel Pereira , 6029 (1929-2002)
 Samuel Pereira , 6030 (1935-2010)
 Rachel Pereira , 6031 (1941-)
Last Modified 6/10/2008Created 20/6/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>