Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
NameHermínia Siamariconi de Toledo , 10595
Nasc Date4/10/1918
Nasc PlaceJaú, SP
Morte Date11/1/1994 Age: 75
Morte PlaceJaú, SP
Sepult. PlaceCem. Municipal de Jaú, SP
Notas
Conhecida como Dona Irma.
Spouses
Nasc Date15/8/1914
Nasc PlaceBocaina, SP
Morte Date8/10/1998 Age: 84
Morte PlaceJaú, SP
Sepult. PlaceCem. Municipal de Jaú, SP
OcupaçãoServidor Público Municipal
FatherLázaro Pereira Pinto de Toledo , 4295 (ca1887-1982)
MotherArminda Sandolim Toledo , 4828 (1894-1978)
Notas
Cassiano Pereira Pinto de Toledo foi o grande mentor e comandante da fanfarra do Instituto de Educação “Caetano Lourenço de Camargo”, que deu origem à Banda Marcial de Jaú-SP.
Cassiano era porteiro da escola e notou a falta que fazia uma fanfarra para abrilhantar as apresentações dos alunos com a cadência da marcha. Era preciso depender da fanfarra do Tiro de Guerra, da qual Cassiano tomava parte.
Ele procurou o diretor da escola e, expondo sua preocupação, colocou à disposição os conhecimentos que possuía com sua participação durante vários anos da fanfarra do Tiro de Guerra. Autorizado pela direção e contando com a colaboração de professores e funcionários da escola, partiu em busca dos recursos necessários à concretização do projeto.
Em 1953, a fanfarra apresentou-se nas comemorações do centenário da cidade de Jaú. Em maio do ano seguinte, fez sua primeira apresentação oficial por ocasião do aniversário da escola.
Em 1959, a formação foi adaptada para que a fanfarra se transformasse em Banda Marcial.
Sob o comando de Cassiano, carinhosa e respeitosamente chamado de “Tio Cassiano”, a Banda Marcial participou várias vezes do Campeonato de Bandas e Fanfarras da antiga TV Record, conseguindo sagrar-se campeã do estado por oito vezes; participou como convidada de honra dos Jogos Abertos da Primavera no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1963; apresentou-se no Teatro Guaíra, em Curitiba, em 1964; divulgou o lançamento da Coca-Cola tamanho família nas principais cidades do interior paulista; esteve presente em programas de TV; abrilhantou festividades cívicas em muitas cidades do Estado de São Paulo; gravou, na década de 60, dois LPs. A Banda Marcial era um dos orgulhos da cidade de Jaú, tendo levado seu nome por todo o país, até encerrar suas atividades em 1972.
Em 1985, a Banda retornou ao cenário da cidade. A partir de 1988, Cassiano escolheu José Antonio V. Priori para substituí-lo à frente da Banda. No ano seguinte, a Banda Marcial deixou de ser do Instituto de Educação e passou a ser uma instituição do município.
Em 1998, Tio Cassiano faleceu. Em maio de 1999, a Prefeitura Municipal de Jaú denominou a corporação de “Banda Marcial Tio Cassiano”, numa homenagem póstuma.
Envolvido desde a formação inicial da então fanfarra, Cassiano Pereira Pinto de Toledo manteve-se à frente da Banda em todas as fases, inclusive liderando o retorno em 1985. Sonhador, empreendedor, batalhador incansável, abriu caminhos e removeu obstáculos para que a Banda sobrevivesse, crescesse e se sobrepujasse. Dotado de rara capacidade de liderança, sabia unir afetividade com energia. Gerações de adolescentes e jovens de Jaú e região viveram, sob sua orientação, momentos de alegria, empolgação, cultura e civismo, elevando o nome da cidade de Jaú. ˜ Texto adaptado de http://www.bandamarcialdejau.hpg.ig.com.br/
Cas Date11/2/1939
Cas Place Jaú, SP
Family ID5493
ChildrenVera Lúcia Toledo , 10596
Last Modified 11/8/2011Created 20/6/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>