Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
NameMariana do Prado , 14738
Morte Date1688
Morte PlaceSão Paulo, SP
FatherJoão de Santa Maria , 15213
MotherFelipa do Prado , 15214
Notas
Tiveram 14 filhos.
Spouses
FatherJusepe de Camargo , 15206 (-1619)
MotherLeonor Domingues , 15207 (-1613)
Notas
De alcunha 'O Tigre". Foi capitão. No inventário de seu genro Manoel Gil assinou-se Fernando de Camargo.
Com seu irmão José Ortiz, o capitão Fernão de Camargo foi o chefe do partido dos Camargos, que levantou-se contra o dos Pires, capitaneado por João Pires e seu genro Francisco Nunes de Siqueira (o Redentor da Pátria). O autor da Nobiliarquia Paulistana, Pedro Taques de Almeida Paes Leme, escreveu: "Em 1640, tendo se levantado uma disputa entre Fernando de Camargo (o Tigre) e Pedro Taques..., desembainharam ambos as espadas e adagas no larga da matriz da vila de S. Paulo (hoje largo da Sé) e se travou renhido combate em que tomou parte numeroso concurso de um e outro partido, os quais, em vez de atalharem a pendência, começaram a ofender-se uns aos outros. Travado o combate na porta da igreja, percorreram as ruas sempre combatendo, até chegarem novamente ao ponto de partida, e isto com tanta felicidade que, tendo morrido no conflito muitas pessoas, feridas por escopetas, entretanto escaparam os principais contendores. Passado tempo, quando já convalescidos das feridas os dois contendores, existia um temor de novo combate para o qual se desafiavam os dois partidos formados de parentes e aliados, os quais nesse tempo se declararam inimigos, sem mais causa para tanto desacerto, vingança e ódio que o indesculpável estímulo de uma cega paixão."
Prosseguindo, o autor da No biliarquia Paulistana acusa a Fernão de Camargo como assassino (a falsa fé) de Pedro Taques no largo da Sé em 1641. Se realmente foi Fernão de Camargo o executor do crime, é este em parte atenuado porque parece ter sido o resultado de uma conspiração, em que figuravam o cap. Pedro Leme do Prado e provavelmente outros membros do partido dos Camargos, sendo (nessa hipótese) Fernão de Camargo o sorteado para a execução; em vez de fazer uma emboscada, protegido pela sombra da noite, preferiu executar a ordem em pleno dia, no largo da Sé.
Fernão de Camargo exerceu cargos no governo da vila de São Paulo (foi juiz ordinário em 1653), tendo sido o cabeça da expulsão dos jesuítas da Capitania. Nos feitos do bandeirismo, distinguiu-se como chefe, juntamente com Luiz Dias Leme, na expedição batedora da região do Tapes, em 1635.
Cas Datebef 1630
Cas PlaceSão Paulo, SP
Family ID10094
ChildrenFrancisco de Camargo , 4791 (ca1653-1714)
Last Modified 3/4/2020Created 20/6/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>