Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
NameGarcia Ramires de Pamplona 305, 16664
Nasc Date1110
Morte Date21/11/1150 Age: 40
Morte PlaceLorca, Navarra (na atual Espanha)
OcupaçãoRei de Pamplona
FatherRamiro Sanches de Pamplona , 16757 (ca1070-ca1129)
MotherCristina Rodrigues , 16758 (ca1075-)
Notas
De alcunha "o Restaurador".
Em 1134, o reino de Aragão, que era unido ao reino de Pamplona, perdeu seu rei guerreiro Afonso I de Aragão "o Batalhador", que não deixou herdeiro. Em meio à crise sucessória, Garcia conseguiu arrancar o reino de Pamplona de seus primos aragoneses. Ele foi eleito na cidade de Pamplona pelos bispos e nobres do reino, contra os termos do testamento de Afonso I de Aragão. Nesse testamento, o rei legava seu reino a três ordens militares. Os nobres de Aragão também se recusaram a cumprir tal testamento, elegendo Ramiro, irmão de Afonso I, como rei de Aragão.
O reinado de Garcia foi cheio de alianças, firmadas e quebradas. Garcia e Ramiro tentaram um acordo, que não deu certo. Depois Garcia se declarou vassalo de Afonso VII de Leão e Castela, colocando-se sob a proteção desse rei e sendo reconhecido por ele como rei.
Em 1137 Garcia se aliou a D. Afonso I de Portugal e confrontou Afonso VII de Leão e Castela. Eles confirmaram um armistício em 1140. Depois disto, Garcia foi um aliado de Castela na Reconquista.
Garcia foi casado duas vezes, com geração de ambos os casamentos.
Ele foi sucedido por seu filho Sancho VI “o Sábio”, o qual abandonou definitivamente o título de Rei de Pamplona para passar a usar o título de Rei de Navarra.
Spouses
Nasc Date1104
Morte Date25/5/1141 Age: 37
OcupaçãoRainha consorte de Pamplona
FatherGilberto de l'Aigle , 16813 (-1118)
MotherJuliana do Perche , 16814 (->1132)
Notas
Seria talvez natural de L'Aigle ou Perche (localidades da Normandia, na atual França, então ligada à Inglaterra). Embora filha do lorde anglo-normando de L’Aigle, Margarida tinha ligações com a região em que viria a se casar. Sua avó materna, Beatriz de Montdidier, era irmã de Felicia, rainha consorte de Aragão e Pamplona. O tio materno de Margarida, o conde Rotrou III de Perche (irmão mais velho de sua mãe) fugiu da Normandia em desespero após uma tragédia familiar: a perda de sua esposa, filho e dois sobrinhos (os irmãos de Margarida) no naufrágio do Navio Branco em 1120, no qual morreu também o herdeiro do trono inglês Guilherme Adelin. Rotrou III veio para Aragão, onde antes havia passado algum tempo lutando. Estando ali pela segunda vez, arranjou o casamento de sua sobrinha Margarida com um membro da família real de Pamplona.
Ela foi a primeira esposa de Garcia Ramires, com quem teve 3 filhos. Quando Garcia Ramires foi eleito rei de Pamplona, Margarida se tornou a nova rainha. O relacionamento entre Garcia e Margarida foi turbulento. Ela tinha vários amantes e demonstrava favoritismo para com seus parentes franceses. Quando Margarida deu à luz seu quarto filho, Garcia se recusou a reconhecê-lo como seu.
Cas Date1130
Family ID11452
ChildrenBranca , 16545 (1137-1156)
Last Modified 2/11/2021Created 12/7/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>