Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
NameGuilherme IX da Aquitânia 333, 16735
Nasc Date22/10/1071
Morte Date10/2/1126 Age: 54
Morte PlacePoitiers (na atual França)
FatherGuilherme VIII da Aquitânia , 16987 (1024-1086)
MotherHildegarda da Borgonha , 16988 (1056-1104)
Notas
De alcunha “o Trovador”, foi duque da Aquitânia e da Gasconha e também conde de Poitiers (como Guilherme VII de Poitiers), entre 1086-1126.
Em 1099, Guilherme IX e sua esposa Filipa estavam em Toulouse e ali nasceu seu filho Guilherme (futuro Guilherme X). Mais tarde, naquele mesmo ano, para grande ira de Filipa, o duque Guilherme IX hipotecou Toulouse a um primo da esposa e partiu em cruzada.
Depois de voltar de sua malsucedida cruzada, o duque conheceu a sedutora esposa de um visconde, seu vassalo, e apaixonou-se por ela. A mulher deixou o marido para ficar com o duque. Este foi excomungado pela igreja por “sequestrar” a mulher, mas certamente o ocorrido teve o consentimento dela. Guilherme instalou-a em uma torre de seu castelo de Poitiers. O nome da mulher era Amauberge de l’Îlle-Bouchard, e era chamada de Maubergeonne (talvez um diminutivo carinhoso), nome que ele deu à torre. Em seus poemas, Guilherme a chama de “Dangereuse” (isto é, “Perigosa”, em francês). Ele chegou a pintar uma imagem dela em seu escudo.
O maior legado histórico de Guilherme IX foi no campo das artes. Foi um dos primeiros poetas líricos da Europa e um dos primeiros trovadores. As suas cantigas caracterizavam-se pelo uso de forte linguagem vernacular e cantavam temas diversos, apesar de a maioria ser sobre amor e mulheres. Esta escolha de tema na Idade Média (quando a música era quase exclusivamente composta de cânticos religiosos) provocou admiração e ao mesmo tempo escândalo.
Sua esposa Filipa o deixou em 1116, recolhendo-se à Abadia de Fontevraud.
A relação do duque com seu filho Guilherme também ficou tensa. Entretanto, o relacionamento de pai e filho melhorou após o casamento do jovem Guilherme X com Leonor, filha da “Perigosa” amante de seu pai com o marido dela, o Visconde de Châtellerault.
Do casamento de Guilherme IX com Filipa de Toulouse nasceram 5 ou 6 filhos. De seu relacionamento com a “Perigosa” nasceram 3 filhos.
Algumas fontes citam um primeiro casamento, sem filhos, anterior ao casamento de Guilherme e Filipa. E também outros relacionamentos extraconjugais, com filhos, além do relacionamento com a “Perigosa”. Como não há consenso, deixamos de citar.
Spouses
Nasc Dateca 1073
Morte Date28/11/1118 Age: 45
Morte PlaceFontevraud, Anjou (na atual França)
FatherGuilherme IV de Toulouse , 16989 (ca1040-1092)
MotherEma de Mortain , 16990
Notas
Foi condessa suo jure de Toulouse, pois foi a única filha sobrevivente de seu pai e, pelas leis de Toulouse, foi herdeira dele. Por seu casamento com Guilherme IX foi também duquesa da Aquitânia.
Residia com seu marido em Poitiers, mas ficou por algum tempo morando em Toulouse, quando seu marido partiu em cruzada.
Quando Filipa voltou de Toulouse para Poitiers, ficou furiosa ao descobrir uma mulher rival vivendo em seu castelo. Era a amante que seu marido havia instalado ali. Filipa apelou para seus amigos na corte da Aquitânia e também para a Igreja. Entretanto, nenhum nobre pôde ajudá-la, já que Guilherme era o senhor feudal. E quando um representante papal veio censurar Guilherme e dizer-lhe para devolver a mulher ao marido, a resposta de Guilherme àquele homem careca foi: “Vão crescer cachinhos em sua cabeça antes de eu me separar da viscondessa”. Humilhada, Filipa retirou-se para a Abadia de Fontevraud em 1116, falecendo ali dois anos depois, de causas desconhecidas.
De seu casamento com Guilherme IX nasceram 5 ou 6 filhos.
Family ID11495
ChildrenInês , 16678 (ca1105-ca1159)
 Guilherme X , 16811 (1099-1137)
Last Modified 9/12/2021Created 12/7/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>