Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Name(Fulana) Tátony , 17472
Notas
Supõe-se que ela pertenceria ao clã Tátony, porém não há certeza sobre sua identidade. Seu relacionamento com Basílio não era um casamento legítimo. Os 3 filhos que eles tiveram eram considerados pagãos. Fim de linha.
Spouses
Nasc Datebef 997
Morte Dateca 1032 Age: 35
FatherMiguel da Hungria , 18189 (ca960-<985)
MotherAdelaide da Polônia , 18190 (ca960->997)
Notas
Em húngaro, seu nome era Vazúl ou Vászoly. Ele é o antepassado de quase todos os reis da Hungria que reinaram após 1046.
Depois da morte, em 1031, do filho e herdeiro do rei Estêvão I da Hungria (o primeiro rei cristão da Hungria, que reinou entre 997-1038, e que, mais tarde, foi beatificado), o parente mais próximo do rei, com direito a sucedê-lo, era seu primo Basílio, de acordo com o princípio de antiguidade agnática [1] em vigor. Entretanto, o rei Estêvão não desejava que Basílio, seu primo, o sucedesse no trono e mandou cegá-lo, na tentativa de garantir uma sucessão pacífica ao filho de sua própria irmã, chamado Pedro Orseolo, de alcunha “o Veneziano”. (Algumas fontes afirmam que foi a esposa do rei Estêvão quem mandou cegar Basílio.) Os três filhos de Basílio foram expulsos e partiram da Hungria após a morte do pai. Mais tarde, dois deles se tornariam reis da Hungria.
Certas crônicas húngaras antigas tendem a ocultar que os reis após 1046 descendem de um príncipe que foi deserdado e condenado pelo primeiro rei-santo da Hungria. Assim, muitas dessas crônicas afirmam que o irmão de Basílio – Ladislau, o Calvo – foi o antepassado dos monarcas húngaros, e não Basílio. Contudo, outras fontes preservaram a memória da verdadeira paternidade de André, Bela e Levente, que foram filhos de Basílio e uma mulher do clã Tátony, mas cujo casamento não tinha legitimidade.
- - - -
[1] A antiguidade agnática é um princípio patrilinear de herança em que a ordem de sucessão ao trono dá preferência ao irmão mais novo do monarca, antes dos próprios filhos do monarca. Estes filhos (a próxima geração) só assumem o trono depois que todos os varões da geração anterior se extinguem. A antiguidade agnática exclui da sucessão as mulheres da dinastia e seus descendentes. A antiguidade agnática contrasta com o princípio da primogenitura agnática, em que os filhos varões do rei vêm em primeiro lugar na sucessão, antes dos irmãos do rei.
Family ID11952
ChildrenBela I , 17378 (ca1016-1063)
 André I , 17859 (ca1016-1060)
Last Modified 16/1/2023Created 12/7/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>