Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
NameGonçalo Martins de Abreu 627, 17583
Notas
A chegada dos Abreus em Portugal é confusa, mas todos os autores são unânimes em dizer que essa família tem uma origem francesa, e que o seu fundador foi Gonçalo de Abreu ou Gonzague d'Évreux.
Gonçalo Martins de Abreu, segundo o genealogista Felgueiras Gaio, seria descendente dos condes de Évreux (da Normandia) e de Rolão, primeiro duque da Normandia (que viveu no século X). Gonçalo veio a Portugal no tempo do conde Henrique da Borgonha, foi companheiro do conde e foi mordomo-mor de D. Teresa de Leão, da qual terá recebido uma doação em 1112, ano em que faleceu o conde. Foi general na Batalha de Arcos de Valdevez (1141), na qual morreram muitos castelhanos pela engenhosidade de Gonçalo Martins, que mandou escavar buracos no chão, cobrindo-os com grades de lenha fina e folhas, nos quais muitos castelhanos caíram.
Como recompensa, o rei D. Afonso Henriques fê-lo senhor do lugar de Grade (em Arcos de Valdevez), onde ergueu a Torre de Grade, e o fez também senhor de Lapela (em Monção, onde seu filho ergueu a Torre de Lapela); deu-lhe uma quinta na freguesia de Merufe, concelho de Monção, onde havia um lugar chamado de Grade e aí se situava a Torre de Abreu, com couto e honra do mesmo nome. O rei lhe deu ainda uma quinta na freguesia de Coucieiro, concelho de Vila Verde. Foi, enfim, senhor de São Fins e do Pico de Regalados, onde ainda existe o Paço ou Solar dos Abreus.
Não se sabe com quem foi casado. Foi pai de um filho. Fim de linha.
Spouses
Family ID12021
ChildrenLourenço Gonçalves , 17533 (1100-)
Last Modified 28/6/2022Created 12/7/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>