Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Name(Fulana) da Bulgária , 17713
FatherAlusiano da Bulgária , 14217 (->1068)
Notas
Não há certeza sobre seu primeiro nome. Foi a primeira esposa de Romano. Tiveram pelo menos um filho.
Spouses
Nasc Dateca 1030
Morte Date1072 Age: 42
OcupaçãoImperador Bizantino
FatherConstantino Diógenes , 13963 (-1032)
Mother(Fulana) Argira , 17879
Notas
Romano era membro de uma distinta família da Capadócia. Foi sucessivamente promovido no exército bizantino por serviços prestados.
Porém, em 1067, após o falecimento do imperador Constantino X Ducas, Romano foi condenado, acusado de uma conspiração para afastar do trono os filhos do imperador. Enquanto aguardava para ser executado, foi chamado à presença da imperatriz regente, Eudóxia Macrembolitisa, a qual ficou de tal modo fascinada por Romano que o perdoou e se casou com ele a 1 de janeiro de 1068. Com este casamento, Romano tornou-se coimperador, lado a lado com os filhos de Eudóxia (Miguel VII Ducas, Constâncio Ducas e Andrônico Ducas), embora ele fosse o imperador sênior.
Nos anos seguintes, Romano conduziu com êxito várias campanhas contra os turcos. Depois de alguns sucessos iniciais, Romano IV travou a batalha de Manziquerta, em 1071. Ele se distanciou do corpo principal de seu exército, o qual se pôs em fuga, julgando que o imperador estivesse morto. A retirada desordenada do exército bizantino permitiu que o imperador fosse capturado e seu exército sofresse uma derrota desastrosa.
Feito prisioneiro, Romano foi rapidamente libertado em troca de um tratado de paz bastante vantajoso em vista da extensão da derrota. No entanto, sua legitimidade foi definitivamente prejudicada por essa humilhação. A oposição decidiu aproveitar a situação ao máximo. O “César” João Ducas e Miguel Pselo confinaram a imperatriz Eudóxia em um mosteiro e, facilmente, levaram o herdeiro Miguel VII Ducas a declarar a deposição de Romano IV Diógenes. Romano prometeu abdicar e se retirar para um mosteiro. Ele ainda foi cegado (1072) e exilado na ilha de Prote. Seus olhos foram tão brutalmente vazados, que Romano morreu pouco depois por infecção dos ferimentos que lhe foram infligidos.
Durante o reinado de Romano, as forças de Roberto Guiscardo tomaram Bari em 1071, e o império bizantino perdeu assim suas últimas posições na Itália.
Romano foi casado duas vezes. De sua primeira esposa teve pelo menos um filho. Sua segunda esposa foi Eudóxia, viúva do imperador Constantino X Ducas, com quem teve mais dois filhos.
Family ID12094
ChildrenConstantino , 17570 (-1073)
Last Modified 24/8/2022Created 12/7/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>