Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
NameD. João Pires da Maia 208,81, 15668
Nasc Dateca 1160
Morte Dateaft 1226 Age: 66
FatherPedro Pais da Maia , 16496 (<1129-1198)
MotherElvira Viegas de Ribadouro , 16497 (<1140-1218)
Notas
Foi um nobre, Rico-homem do Reino de Portugal, tendo vivido durante o reinado de quatro reis: D. Afonso I, D. Sancho I, D. Afonso II e D. Sancho II de Portugal.
Após a morte de seu pai, em cerca de 1198, herdou (por ser o filho mais velho) o senhorio da Maia com o solar de seus antepassados e a chefia da Casa da Maia. Revelou-se um hábil governante. Entretanto, ao lado de atos que contribuíram para o bom funcionamento das povoações, tomou medidas que tinham uma intenção mais egoísta e que prejudicavam os direitos da coroa.
Seu casamento, dentro da família mais poderosa do reino, os Sousas, trouxe-lhe grande aumento de bens e de influência política. Porém, a crise sucessória, após a morte do rei D. Sancho I, fez os Sousas se afastarem do Reino de Portugal. Pouco tempo depois, a morte prematura do novo rei D. Afonso II, permitiu o regresso dos Sousas, aproveitando a menoridade de D. Sancho II de Portugal para readquirirem influência.
João Pires faleceu durante a nova queda do poderio dos Sousas, visto que o novo rei, sem expulsar diretamente a família, voltou a retirá-la da posição de destaque que ocupava.
A grande ligação de João Pires com os Sousas, sua família política, se vê na vontade manifesta em seu testamento, de que suas filhas fossem criadas pela mãe e pela família materna. João Pires não gerou filhos varões. Por conta da disposição testamentária, o senhorio da Maia e os bens de João Pires não passaram para seus irmãos, mas para seus genros.
Spouses
Nasc Dateca 1170
Morte Dateaft 1237 Age: 67
FatherD. Mendo de Sousa , 16235 (1140-1192)
Notas
Foi uma rica-dona, pertencente a uma das mais prestigiadas famílias aristocráticas portuguesas dos séculos XII e XIII, a família "de Sousa".
Guiomar e seu marido João Pires tiveram 3 filhas, que ficaram órfãs de pai muito cedo. Em uma decisão que constituiria um caso excepcional, João Pires determinou em testamento que, após a sua morte, as filhas ficariam a cargo da família materna, isto é, a Casa de Sousa.
Esta família era a maior patrocinadora do trovadorismo. Tal atividade cultural geralmente se centrava em ambiente régio, porém em Portugal o trovadorismo florescia mais em um ambiente senhorial.
Guiomar presenciou não somente a queda de prestígio da família do marido como também a fase de maior independência de sua própria família diante do poder régio, com o auge do poder senhorial que se fez sentir durante a fase final do reinado de D. Sancho II de Portugal (que reinou entre 1223-1248).
Family ID10745
ChildrenElvira Anes , 15653
 Teresa Anes , 17632
Last Modified 3/6/2021Created 12/7/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>