Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
Amorese, Helou, Martins, Ridolfo & Toledo Family Tree - Person Sheet
NameTeresa de Leão 301, 16659
Nasc Dateca 1081
Morte Date11/11/1130 Age: 49
OcupaçãoCondessa de Portugal
FatherD. Afonso VI de Leão e Castela , 16682 (1047-1109)
MotherXimena Moniz , 16684 (ca1060-1128)
Notas
Teresa foi uma infanta de Leão, filha ilegítima do rei D. Afonso VI de Leão e Castela com a nobre leonesa Ximena Moniz. Ela foi dada em casamento, por seu pai, ao nobre francês Henrique da Borgonha, que o tinha ajudado em guerras e conquistas aos mouros. Teresa teria 13 anos e Henrique 24. Afonso VI doou-lhes o Condado de Portugal, território que fazia parte do reino da Galiza entre os rios Minho e Vouga e que, a partir de 1096, se estenderia do rio Minho até o Tejo.
Teresa e Henrique tiveram 3 filhas e 2 filhos, porém só um dos meninos e as 3 meninas chegaram à vida adulta. O menino era Afonso Henriques, que foi entregue por seus pais para ser criado por Egas Moniz, que ficou conhecido como “o Aio”.
Em 1112 D. Teresa de Portugal (como era chamada) ficou viúva e assumiu a regência do Condado de Portugal, pois o filho e herdeiro, Afonso Henriques, ainda era menor. Porém, ela fez algumas escolhas políticas equivocadas. Em uma revolta galaico-portuguesa contra sua meia-irmã, a rainha Urraca I de Leão e Castela, D. Teresa fez aliança com o conde galego Fernão Peres de Trava, um membro da mais poderosa casa do Reino da Galiza. Após obterem importantes triunfos em batalhas, foi selada a aliança entre os Trava e D. Teresa. Fernão passou a governar o Porto e Coimbra e assinava junto com Teresa importantes documentos do Condado de Portugal. Teresa governava como se fosse rainha e Fernão se comportava como um "príncipe consorte", visto que tornou-se amante dela. Com a morte da rainha Urraca, Fernão se fez um aliado na Galiza do novo rei, Afonso VII de Leão e Castela. A aliança e ligação de D. Teresa com o conde Fernão, de quem teve duas filhas, indispôs contra ela os nobres portucalenses e seu próprio filho, Afonso Henriques.
Em 1128, juntando os cavaleiros portugueses à sua causa contra sua mãe D. Teresa e contra Fernão, Afonso Henriques derrotou-os na batalha de São Mamede, e assumiu o governo do Condado Portucalense. Na fuga, Teresa e Fernão foram aprisionados e expulsos do Condado. Ela teria falecido na Galiza.
Spouses
Nasc Date1066
Nasc PlaceDijon, Ducado da Borgonha (na atual França)
Morte Date1112 Age: 46
Morte PlaceAstorga, Reino de Leão (na atual Espanha)
OcupaçãoConde de Portugal
FatherHenrique da Borgonha , 16770 (1035-ca1074)
MotherSibila da Borgonha , 16771
Notas
Citado nas fontes genealógicas como “Henrique da Borgonha, Conde de Portucale” (para não ser confundido com seu pai, que também se chamava Henrique). Em fontes portuguesas é geralmente referido como Conde D. Henrique. Ele foi Conde de Portucale de 1096 até sua morte. 
Henrique pertencia à família ducal da Borgonha [1]. Seu bisavô paterno foi o rei da França Roberto II, este filho de Hugo Capeto. Embora descendente da família real, por ser o filho mais novo de seu pai, tinha poucas possibilidades de alcançar fortuna e títulos por herança. Por isso, em cerca de 1090, aderiu à Reconquista da Península Ibérica, atendendo ao pedido de ajuda do rei D. Afonso VI de Leão, que na época era casado com a tia de Henrique (irmã de seu pai), a rainha consorte Constança da Borgonha. Além de Henrique, muitos nobres e cavaleiros franceses responderam à convocação de D. Afonso VI, dentre eles seu primo Raimundo da Borgonha. Henrique e Raimundo eram primos, pois a mãe de Henrique era irmã do pai de Raimundo. 
Como recompensa pela ajuda nas guerras ibéricas, Henrique recebeu em casamento a filha ilegítima do rei, Teresa de Leão, e o Condado Portucalense. Seu primo, Raimundo da Borgonha, também foi genro do rei, tendo recebido em casamento Urraca, filha de Afonso VI e Constança. 
Após a morte de Henrique, sua esposa Teresa governou o Condado Portucalense durante a menoridade do herdeiro, Afonso Henriques, o qual mais tarde declarou a independência do Reino de Portugal, tornado-se o primeiro rei do novo reino, como D. Afonso I de Portugal. 
-------------------------------
[1] O Ducado da Borgonha (que não deve ser confundido com o Condado da Borgonha) foi um dos estados mais importantes da Europa medieval. O feudo do duque da Borgonha correspondia aproximadamente à depois chamada região administrativa da Borgonha, na França. Este ducado foi política e economicamente muito importante. Embora fossem, tecnicamente, vassalos do rei da França, os duques da Borgonha souberam conservar a autonomia, manter uma política própria e ser suseranos de diversos condados e senhorios, incluindo o Condado da Borgonha. Hoje, os antigos Ducado e Condado compõem a região administrativa francesa da Borgonha-Franco-Condado. 
Cas Dateca 1094
Family ID11448
ChildrenAfonso I , 16540 (1109-1185)
 Urraca , 16765 (ca1095->1169)
Last Modified 16/8/2021Created 12/7/2024 using Reunion for Macintosh
© Amorese <www.amorese.com.br>